sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Green is cool

Além de evitar que o mundo acabe num mar de lama, lixo e agrotóxico, pensar verde é chic. E está na moda, no design, na gastronomia e na beleza — o consumo sustentável não para de crescer e evoluir. Quer ver?
Muita gente ainda torce o nariz quando ouve falar em tecidos ecológicos, alimentos orgânicos e produtos naturais. Na Europa e nos Estados Unidos, a coisa funciona ao inverso: quem tem cabeça socioambiental é visto como hypado. Do lado de lá do Equador, a questão já está incorporada, e ninguém nem cogita não reciclar o lixo ou colecionar centenas de sacolinhas de plástico. No fim das contas, o Brasil só não conta com um mercado de orgânicos e afins mais aquecido porque não há público suficiente. “O consumo sustentável não traz benefícios imediatos, mas garante condições de trabalho justas e a preservação do meio ambiente”, diz Oskar Metsavaht, dono da Osklen, um dos pioneiros da moda eco no Brasil. Só nos resta, então, correr atrás do prejuízo e ser a vanguarda verde por aqui.

Veja, nas diferentes áreas, as tendências ecocool que você pode (e deve!) incorporar:

Novos tecidos
Do que se trata: tecidos bacanas feitos com matérias-primas inimagináveis no passado. A Osklen investe pesado em pesquisas e desenvolvimento de novos materiais, como o couro ecológico de látex extraído na Amazônia, a lona com fibra de juta e o couro de peixe. O instituto-e acompanha toda a produção para ver se os processos envolvidos na manufatura são sustentáveis.
Clique aqui:
Osklen

Velhos tecidos
Do que se trata: revisitar o conceito da avó que reforma roupas. Uma coleção chamada New Vintage, com peças feitas com tecidos que sobraram nos últimos dez anos da marca de Yves Saint Laurent, está à venda na Barneys. No Brasil, a JRJ Tecidos tem uma linha feita com lona de caminhão.Clique aqui:
JRJ Tecidos


Cor sem tinta
Do que se trata: tingir roupas sem usar pigmentos artificiais de espécie alguma. A Éden trabalha com algodão 100% orgânico e tingimento natural extraído de corantes vegetais e pigmentos minerais.Clique aqui:
Éden

Biodegradável
Do que se trata: materiais que você pode usar e descartar sem culpa. A estilista Simone Nunes tem uma parceria com a indústria química Basf, que desenvolveu um plástico à base de milho biodegradável. Ele é aplicado por cima do tecido e parece um couro craquelado. Já a Maria Bonita Extra lançou óculos de sol de acetato de celulose, material igualmente biodegradável. Anote aí:
Simone Nunes e Maria Bonita Extra

Fonte: Revista Elle

Nenhum comentário: