quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Guia: conservação de roupas

Diante da crise econômica mundial, poupar não é um luxo, mas uma necessidade. Uma maneira de economizar é preservar peças de roupa por mais de uma estação aproveitando as tendências duradouras. Para isso, é preciso cuidar delas direitinho. A lavagem faz parte deste processo e aquele monte de símbolos na etiqueta não deve ser ignorado. Mas, segundo Rejane Nascimento, gerente de treinamento da lavanderia 5 à Sec, é preciso prestar atenção se eles condizem com o tipo tratamento requerido pelo tecido. “Vejo que 99% das etiquetas estão erradas, muitas são costuradas aleatoriamente depois que as peças estão prontas. O importante é prestar atenção na composição da roupa. Por exemplo, tecidos delicados e roupas de festa devem ser lavados à mão e secos com uma toalha”, ensina. “A ação mecânica da máquina, somada à química e temperatura, pode alargar e envelhecer o tecido mais rápido.”, completa.

Rejane explica que um dos erros mais frequentes na hora de lavar é pensar que quanto mais sabão for colocado na máquina, melhor. Jogar o produto direto sobre as peças pode manchá-las, então o ideal é diluí-lo em água antes do processo, para diminuir sua alcalinidade. Roupas finas e de malha precisam de cuidado ainda maior: devem ser lavadas dentro de sacos de proteção. Dessa forma, evita-se as temidas bolinhas, causadas pela ação mecânica. As peças de malha devem ser penduradas na horizontal, para evitar esgarçamento.


Para facilitar na hora de passar a roupa, o truque é adicionar duas colheres de vinagre diluídas em cerca de três litros de água, após a lavagem e antes do amaciante. Essa dica também ajuda tirar resíduos do sabão em pó.
Segundo a profissional, as manchas mais comuns são as causadas por sangue e gordura. Como resolver elas em casa? Simples. “Gordura sai facilmente com benzina ou detergente, desses de lavar louça. Sangue sai com sabonete branco, mas é importante lembrar de lavar a peça com água fria”, revela. Outro problema comum é ter as roupas cheirando a cigarro depois da balada. Rejane explica que é preciso deixá-las de molho no amaciante por aproximadamente 30 minutos. Com essas dicas simples, dá para guardar as peças até as próximas estações.

Fonte: http://modices.uol.com.br/central-de-noticias/conservacao-de-roupas

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.