segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como reduzir o sódio na dieta: nossa nutricionista dá dicas


Como eu faço para reduzir o sal e o sódio na minha dieta? - Paola Dias, São Paulo (SP)

Para começar, é fundamental explicar que sal e sódio não são a mesma coisa, apesar das confusões. O sódio é um nutriente encontrado em ingredientes como sal, bicarbonato e fermento. Além de influenciar no sabor, ele ajuda a manter a durabilidade dos alimentos.

No organismo, no entanto, o sódio é mais nocivo. Ele contribui para a retenção de água em nosso corpo, o que significa que, se for consumido em excesso, ajuda a aumentar os riscos de hipertensão e doenças cardiovasculares.



Segundo órgãos da saúde, cada pessoa deve consumir, no máximo, dois gramas de sódio por dia. Essa é a quantidade suficiente para atender às necessidades de iodo de nosso organismo (parte fundamental dos hormônios que regulam a tireóide), sem que haja danos ao restante do corpo. Mas o que se observa, especialmente no Brasil, é uma ingestão diária que chega a 4,5g. A saber: cada grama de sal contém 2.400 mg de sódio.

Ou seja, como você bem entendeu, é preciso reduzir esse consumo urgentemente. A indústria já se comprometeu a produzir alimentos com menor teor de sódio, em medida que passa a valer a partir de 2012. Enquanto isso, adote as dicas abaixo e mantenha uma dieta saudável desde já:

• No lugar do sal, use ervas, pimenta, alho, limão e outros temperos;


• Não deixe o saleiro à mesa;


• Prepare seus próprios molhos, usando ingredientes frescos. Os molhos prontos geralmente são ricos em sódio – controle o consumo!


• Adquira o hábito de ler os rótulos dos alimentos e opte por aqueles que têm o menor teor de sódio ou sal. Para saber a quantidade sal de um alimento, multiplique o valor de sódio presente por 2,4. A OMS (Organização Mundial de Saúde) define que 0,5g de sódio ou 1,25g de sal por 100g de alimento já é um valor elevado.


Editora Globo


Cynthia Antonaccio integra o time exclusivo de GURUS de Marie Claire que responderão às dúvidas das internautas aqui no site. Clique aqui e conheça nossos consultores. Aproveite para enviar sua pergunta sobre maquiagem, cabelo, fitness, nutrição, sexo, carreira e cuidados com a pele.


 
 Fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário: