segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Governo da Califórnia proíbe que menores de 18 anos façam bronzeamento artificial

Na Califórnia, as câmaras de bronzeamento artificial foram proibidas para menores de 18 anos por causa do aumento do número de mulheres entre 25 e 29 anos que morrem de câncer de pele!
As californianas menores de idade já podem dizer adeus ao bronzeamento artificial. No último domingo (09.10), o governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou a lei que proíbe que menores de 18 anos utilizem as câmaras de bronzeamento - o procedimento já era proibido para menores de 14 anos.

A Califórnia é o segundo estado nos Estados Unidos a banir o bronzeamento para menores de idade. Vale lembrar que a prática é muito comum nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, onde existe até reality show sobre o assunto, chamado Sunset Tan, que já foi, inclusive, transmitido no Brasil pelo E! Entertainment Television, e mostra o dia a dia de uma empresa especializada em bronzeamentos que tem como clientes até mesmo crianças.

No Brasil, as câmaras de bronzeamento artificial são proibidas desde 2009. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso estético das câmaras de bronzeamento no Brasil. Na época, a proibição aconteceu por conta de uma pesquisa da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde, que diz que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade. Porém, podem ser usados para fins medicinais. O tratamento é recomedado, por exemplo, para quem sofre de psoríase.

O governo da Califórnia justificou sua posição de acordo com os estudos que dizem que as câmaras podem desenvolver câncer de pele, principal causa de morte de mulheres entre 25 e 29 anos nos Estados Unidos.

Fonte: http://chic.ig.com.br

Nenhum comentário: