domingo, 11 de novembro de 2012

ÓLEOS FUNCIONAIS: nutricionista explica a nova mania usada para ajudar no emagrecimento


O calor já chegou, e isto nos faz lembrar que está mais do que na hora de ficar com o corpo em forma para o verão que se aproxima. Nesta hora, bate aquele desespero para encontrar a solução mais eficaz contra as gordurinhas indesejáveis ganhadas durante o inverno. Acredite ou não, parece que óleos funcionais vêm sendo usados como recursos poderososs. Em cápsulas ou líquido, eles prometem vários benefícios...
Há, porém, uma grande contradição em torno desta nova mania. Se óleos em geral são tipos de gordura calórica, será que esta nova fórmula de beleza realmente não engorda? Para responder nossas dúvidas, conversamos com Renata Bagarolli, nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional, que atualmente vem desenvolvendo uma pesquisa sobre os benefícios destes óleos.
Óleos funcionais realmente não engordam? Quais são seus benefícios?
Os óleos funcionais não engordam, porém, não é recomendável consumir grandes volumes, até porque pequenas dosagens já são necessárias para usufruir de seus benefícios. Por serem ricos em ácidos graxos insaturados, eles possuem ações anti-inflamatórias que auxiliam a eliminar gorduras. Além disso, eles agem como moduladores hormonais e ajudam a diminuir os sintomas da TPM e da menopausa. Os óleos funcionais ricos em ácidos graxos da família ômega 9, como o óleo de avelã e mecadâmia, também ajudam a diminuir concentrações de colesterol ruim e aumentam as concentrações de colesterol bom. Todos os tipos de óleos funcionais são ricos em vitaminas E, portanto, também contribuem para uma pele mais saudável e bonita e na produção de hormônios femininos.
Quais os óleos funcionais mais indicados nas dietas e qual a quantidade que deve ser ingerida para fazer efeito?
Os mais indicados são: macadâmia, semente de abobora, avelã, linhaça, amêndoa, castanha-do-pará, gergelim e coco. O óleo de coco também estimula a queima de gordura. Um dos beneficio mais relevantes dos óleos para aquelas que querem perder peso é a inibição de apetite, causada pelo aumento de hormônios intestinais que induzem a saciedade. A quantidade diária para ser ingerida varia entre duas colheres de chá à duas colheres de sopa, entretanto, é aconselhável procurar um especialista, pois a quantia exata depende do tipo físico da pessoa.
Existe alguma contraindicação?
Cada óleo difere muito em sua composição, incluindo o tipo de gordura presente, portanto as contra-indicações são muito particulares. Em geral, os óleos podem causar mal estar em pessoas que tem dificuldade de digerir gordura, mas fora isto não há nenhuma outra contraindicação relevante
A prática de exercícios físicos é necessária para que os óleos façam efeitos?  
A prática regular de exercícios físicos junto a uma dieta balanceada é sempre recomendada para quem quer perder peso, porém, isto não acelera os efeitos dos óleos funcionais, com exceção do óleo de coco, que aumenta a queima de gordura promovida pelo exercício. Os óleos em si garantem os benefícios já citados. Mas preste atenção, porque eles não são milagrosos!
-
Onde comprar:
Mundo Verde  http://www.mundoverde.com.br/
Vita Bella http://www.vitabellars.com/

Fonte: chic.ig.com.br

Nenhum comentário: