quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Saiba como usar o sol a seu favor

Por Renata Demôro

Você quer aproveitar o que o sol tem de melhor sem causar danos à saúde? De acordo com a dermatologista Marcela Studart é possível, até mesmo, atualizar o bronzeado sem prejudicar a pele. “O ideal seria se expor ao sol durante dez minutos, todos os dias. Durante o verão, evitar o horário entre 10h e 16h e aplicar o filtro solar também garantem uma cor bonita e duradoura”, explica a especialista.

Vitamina D: quinze minutos de sol são suficientes para absorção
O principal benefício da exposição solar para o organismo é a produção e absorção de vitamina D. “Ela está envolvida na formação do cálcio responsável pela estrutura óssea. A absorção adequada também parece diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, como aqueles que atingem pâncreas, próstata, cólon e mama”, diz Marcela. Para obter os benefícios do sol não é preciso passar horas na praia ou piscina: “Cinco a quinze minutos de incidência direta no rosto, mãos ou braços, três vezes por semana, são suficientes. Em um país tropical como o nosso, o sol que recebemos todos os dias já exerce essa função”, orienta a médica.

Alimentação pode potencializar proteção
De acordo com a dermatologista Sara Bragança, alimentos ricos em antioxidantes e betacaroteno ajudam a fixar o tom bronzeado na pele. “Procure ingeri-los cerca de quinze dias antes da exposição solar. Uma porção por dia é o suficiente, já que o excesso das substâncias pode causar coloração amarelada nos olhos, palma das mãos e planta dos pés”, diz a especialista.

Filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas
Segundo Marcela Studart, todo filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Mas é preciso estar atento ao tipo de produto. “Protetores em gel, loção ou fluido são menos duradouros. A dica é escolher produtos leves para o uso no dia a dia, mas preferir protetores de consistência espessa e densa para a exposição dieta ao sol”.  

Nenhum comentário: