quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Frutas secas são boa alternativa para o lanche

 
Que tal trocar o seu sanduíche da tarde por uma porção de frutas secas e castanhas ? Elas concentram os nutrientes e, quando consumidas com moderação, são saudáveis para qualquer dieta! “Por terem maior durabilidade e serem fáceis de levar, as frutas secas são ótimas para o consumo no lanche”, diz a nutricionista Daniela Almeida.

Os benefícios? Ela explica: “Cada fruta tem seus nutrientes específicos. A ameixa seca, por exemplo, possui fibras, vitamina A (que tem influência na qualidade da visão), vitamina C (diretamente relacionada à imunidade) e algumas vitaminas do Complexo B” (que atuam de ações do sistema nervoso a queda de cabelo).

Escolha sua fruta seca preferida

Mas não se engane com o tamanho pequeno e nem caia na tentação de comer uma após a outra sem parar. “No caso da ameixa ou do damasco, a porção a ser consumida numa colação – aquele lanche antes do almoço - é de duas unidades”, ensina.

Principalmente nesta época do ano, elas também podem fazer parte das refeições. Sempre com moderação, claro. Daniela diz, por exemplo, que misturar uma colher de chá de uvas passas na salada ou no arroz integral dá um sabor especial ao prato. Mas atenção: “Pessoas com diabetes devem tomar mais cuidado com as uvas passas  por terem alto índice glicêmico”, alerta.

Castanhas para o lanche

Além das frutas secas, as oleoginosas também podem ser incluídas na nutrição diária. São aqueles vegetais com concentração de óleos. Fazem parte deste grupo as castanhas do Brasil, as nozes, amêndoas e avelãs. “Apesar de serem calóricas, auxiliam na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares, pois possuem antioxidantes, como selênio e vitamina E, e gordura ômega 3, que auxilia na coagulação sanguínea e reduz inflamação.” Para a nutricionista, a castanha brasileira é uma ótima alternativa para substituir as nozes: “Possui os mesmos benefícios e um melhor custo, por ser um produto nacional.”


Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/

Nenhum comentário: