segunda-feira, 13 de maio de 2013

Não sabe como cuidar das joias? Siga o passo-a-passo de especialistas e garanta que as suas durem gerações



Se bem cuidadas e conservadas, as joias de uma mulher são acessórios para se passar de geração em geração, levando consigo a história de cada uma de suas donas. De olho na importância dessas relíquias, o Chic procurou Regina Machado, consultora de estilo do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) e Tony Galucci, proprietário da oficina de mesmo nome, para mostrar a melhor maneira de garantir o brilho e durabilidade de suas pratas, ouros e pérolas.

Primeiro passo: independente do material, a joia deve ser a última peça a compor a produção na hora de se vestir. “É importante evitar contato com maquiagem ou qualquer cosmético, ou ainda detergente, desinfetante...”, explica Regina. “Os produtos químicos reagem com as joias e facilitam a oxidação”, justifica Galucci. Atenção, após o uso uma limpeza com flanelas secas e macias são boa solução para adiar o aspecto envelhecido.
O que evitar: enquanto o ouro é material resistente e aguenta mergulhos no mar e na piscina, pérolas e prata devem ficar distante destes ambientes, inclusive dos banhos diários.
Como guardar: esqueça a caixinha de joias que herdou da avó. “É importante que cada peça tenha um estojo próprio, para evitar riscos causados pelo contato com gemas de maior dureza”, diz Regina, que sugere envolvê-las em papel. “Sacos plásticos com fechamento de pressão isolam as peças do contato com o ar e ainda possibilitam observá-las sem contato com as mãos”, aconselha Galucci.
Como cuidar: recomenda-se levar suas joias a oficinas especializadas em polimento pelo menos a cada dois anos, mas independente disso, existem métodos caseiros que podem nos salvar naqueles dias de festa.
. Para prata, o tradicional Silvo é um bom polidor, o importante é não deixar o produto secar na peça. “Após utilizar qualquer produto próprio para limpeza lave-as duas ou três vezes com detergente líquido neutro, seque e enxugue com um tecido bem macio. Para melhorar o brilho, lustre as joias com flanela ou algodão seco”, recomenda Regina. 
. Em ouro, banhos de bicarbonato de sódio são um alternativa possível. “Esquente três colheres de sopa de bicarbonato em pó numa panela com dois copos de água e depois passe na peça com a ajuda de um cotonete ou escova de cerdas macias”, indica Galucci.

Fonte: chic.ig.com.br

Nenhum comentário: