terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Alimente a beleza



Cientistas do mundo todo já se curvaram aos alimentos funcionais, que comprovadamente trazem benefícios à beleza, à saúde e ao bem-estar. Aqui, uma lista dos dez mais e as porções que devem ser consumidas sem peso extra na consciência – ops, na balança.
Vegetais e frutas roxas: anti-idade
A coloração roxa é dada por um pigmento chamado antocianina, que está presente na casca, na folha ou na polpa de alimentos como mirtilo, cereja, berinjela, uva, alface e repolho roxos. “Essa substância tem um potente efeito na remoção dos radicais livres, impedindo que provoquem alterações nas células que culminam no envelhecimento precoce”, afirma a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, de São Paulo.

Quanto consumir: oito unidades de mirtilo, cereja ou uva (cada porção soma cerca de 40 calorias), uma xícara (chá) de alface roxa, repolho roxo ou berinjela com casca (menos de 15 calorias, cada um deles) ou uma taça de vinho tinto (85 calorias).


Castanha-do-pará bate no estresse
Essa fruta oleaginosa ganhou fama por conter um alto teor de selênio. De acordo com a pesquisadora Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (Sbaf), o mineral aumenta a disposição e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes. Não é só: “O selênio atua no equilíbrio da tireoide, evitando oscilações de peso, e ajuda a prevenir o câncer de pulmão”, completa a especialista. Quanto consumir: uma castanha por dia (27 calorias) supre todas as necessidades de selênio do organismo e não pesa na balança. Mastigue-a bem para garantir a melhor absorção do nutriente.



Frutas cítricas, pele mais bonita

O segredo do sucesso está na grande oferta de vitamina C. Segundo uma pesquisa da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o nutriente, também conhecido como ácido ascórbico, é essencial para a formação do colágeno. Sem ele, a pele perde a sustentação, cai e... dá-lhe flacidez! “A vitamina ainda age como um fotoprotetor, neutralizando os radicais livres produzidos pela radiação solar. Com isso, a firmeza e a elasticidade cutâneas são preservadas, e o risco de surgirem manchas, reduzido”, lembra a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. Importante: para fazer efeito, é essencial ingerir a vitamina C diariamente e consumir o alimento logo após descascar a fruta ou preparar o suco, pois o nutriente oxida muito rápido. Quanto consumir: duas porções, o equivalente a duas laranjas (45 calorias, cada uma), uma taça de morangos (55 calorias) ou um copo de 200 ml de limonada (15 calorias) — com adoçante, please.

Fonte: Revista Elle

Nenhum comentário: