quinta-feira, 18 de março de 2010

Fitinha do Bonfim vira moda em Paris e Londres

As fitinhas coloridas do Nosso Senhor do Bonfim agora enfeitam também os braços dos europeus, que aderiram as pulseirinhas de tecido como um novo hit entre os fashionistas. De acordo com o Estado de S. Paulo desta quinta-feira (4), as fitinhas, conhecidas na França como "porte bonheur", podem desembarcar em dois templos da moda parisiense, uma loja de departamentos e uma butique caríssima.

Os paninhos baianos acabaram supervalorizados por vendedores de lojinhas badaladas de Paris e Londres. Seu preço pode variar de 0,50 euro (R$ 1,20) a 5 euros (R$ 12,20). Customizadas, são vendidas com o apelo "desenho Saint-Tropez" em lojas como a Spirit Wire, na Côte D"Azur entre 11 euros (R$ 26,90) a 25 euros (R$ 61,10).

Segundo o jornal, a propaganda das fitinhas do Bonfim é feita no boca a boca. A "tendência" é mais presente entre os familiares e amigos de brasileiros e entre quem já foi ao Brasil. "São bonitinhas demais!", disse Mélanie Durand, de 27 anos, uma francesa aficcionada por capoeira que conhece o litoral do Nordeste melhor que muitos brasileiros. Porém, entre algumas tribos a fitinha é polêmica. Há quem defenda o uso respeitando ritos baianos.

A arquiteta Cláudia Cerantola, proprietária do site de comércio online de produtos brasileiros Pur Suco, que comercializa desde 2006 o "Souvenir du Dieu de Bahia", aproveita a moda. "Viraram acessório da moda. As vendas só aumentam." Segundo ela, empresas francesas as estão copiando, produzindo e vendendo como fitas "tipo brasileiras", e com a escrita que o cliente quiser.

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