sábado, 2 de julho de 2011

Tendência para Inverno 2012/13 segundo WGSN

por Mauren Motta

São Paulo – Acordei cedinho para chegar a tempo para a palestra de tendências da WGSN. O evento, que sempre acontece durante a semana de moda, aponta o “whats next” da moda e do comportamento. Para minha surpresa, as palestras que aconteceram no Shopping Iguatemi, estavam TOTALMENTE LOTADAS! Mais de 1500 pessoas se abarrotaram nas salas do Cinemark, sedentas por informação. Valeu à pena! Afinal, quem não quer saber para onde vamos olhar e como vamos nos comportar?

As informações privilegiadas de uma empresa como a WGSN são para poucos. Sorte rolar essa democratização de vez em quando. O que se viu, durante as duas horas de palestra, foi novo, mais nem tanto assim. Estamos conectados, todo mundo sabe disso. E essa é a grande diferença.

Dividido em dois grandes painéis, a apresentação contou com a explanação de Catriona Macnab, Chief Creative Officer do escritório de Londres.  Falando baixinho, ela contou para a atenta plateia quais são as 10 novas tendências culturais.

O Novo Luxo foi apontado por ela como uma delas. Como novo luxo, entende-se experiências, vivências e exclusividade. Em seguida, mais uma importante tendência: o Best Self. Ter uma vida saudável, curtir a família e dar o melhor de si são as novas características dos consumidores. Todo mundo hoje busca saúde, harmonia. Pelo visto a defasada “Família Doriana” nunca esteve tão em alta.


Já o De-Tech é uma tendência marcante em um mundo cada vez mais tecnológico. De tão conectadas, as pessoas precisam agora de um tempo off, e passam a valorizar quando conseguem ficar desconectadas.  Desligar-se do mundo virtual é chic! Depois disso,  as peças que vão estar em alta no guarda-roupa daqui pra frente. Blusas de tecidos leves, como a seda, arrematadas por laços, calças pantalona, do tipo anos 70, saias midi e os tuxedos vintage – os antigos casaco do smoking, sabe? Pois, eles vão ser a bola da vez.

Uma informação interessante foi a Hiperculture. Esta tendência aponta para as misturas de diferentes culturas. De tão conectados e globalizados, acabamos nos misturando e trazendo antigas tradições. Reconstruímos um mundo de trocas através das conexões. Novos países entram no caldeirão cultural: Colômbia, Indonésia, Turquia entram no jogo. Como exemplos, ela cita acessórios hi-tech misturados com peças bem artesanais.

Em seguida, outra tendência: Radical Neutrality! Esta macrotendência traz a androginia do modelo australiano Andrej Pejic, como exemplo forte. Aqui, a ausência de cor, a indefinição de sexo, o minimalismo e a neutralidade são chave. Para exemplificar, cita um artigo sobre os alimentos sem cor, publicado no New York Times. Sem corantes artificiais, a comida fica muito mais saudável.

Já Eco-hedonism, busca qualidade de vida ao ar livre, explora a natureza e une-a com a tecnologia para criar produtos orgânicos. A mobilidade das novas tecnologias nos tira da clausura e nos integra, mais uma vez, ao mundo exterior. Na moda, podemos ler esta tendência nas estampas tribais e nas plumas e penas, por exemplo. Já no comportamento, com a conscientização ecológica e a mudança dos hábitos. Vamos querer ser mais saudáveis do que nunca.

Fonte: http://mauren.terra.com.br

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