domingo, 9 de outubro de 2011

NYFW Verão 2012: Proenza Schouler



Podia ter dado tudo errado, mas não deu. A dosagem kitsch era altíssima, cheia de elementos vindos dos interiores de carros dos anos 1950, decoração de motéis de beira de estrada, e toda aquela geometria quase cafona-tropical de Miami. Mas os estilista Jack McCollough e Lazaro Hernandez conseguiram misturar tudo isso de maneira extremamente atual e apresentar uma coleção que, ao mesmo tempo que passava por alguns dos principais temas da NYFW, conseguiu se fazer única e super-relevante.


O ponto de partida para a dupla conhecida por sua pegada irônica e cool (uma mistura da elegância do uptown com a atitude underground do downtown) foi a arquitetura Googie – movimento que dominou o design americano entre os anos 1940, 50 e 60, com formas arrojadas, uma constante geometria e desenhos circulares inspirados na aerodinâmica dos carros da época e no futurismo da corrida espacial. Daí, então, surgem as referências aos elementos já citados que aparecem na coleção na forma de estampas, cortes geométricos (muitas vezes diagonais), nas modelagens rodadas das saias e numa cartela de cores que vai dos neutros terrosos a versões coloridas, bem no estilo dos hotéis, lanchonetes e boites de South Beach, em Miami.







O que vale prestar atenção aqui é como tudo isso vem com contornos de atualidade. Primeiro pelo uso inteligente de materiais, algo que sempre esteve no centro de atenção deste duo. Aqui temos desde a mistura de elementos de pegada rústica (vide as saias vazadas com tramas de ráfia), ou um couro fosco mais encorpado em algumas saias lápis, até tecidos mais tecnológicos como aqueles meio brilhantes de aparecem em pólos e alguns vestidos. Porém, o que torna tudo bem atual mesmo são as proporções. E o modo como jaquetas ajustadas ao corpo, quase que encolhidas, vem combinadas com micro-shorts, as saias rodadas com tops tipo maiôs, os vestidos com aberturas nas laterais das saias e os conjuntinhos de pólo + shortinhos ou saia. Tudo isso com as estampas tropicais tão em alta nessa temporada, elementos esportivos como ajustes elásticos e até com alguns motivos animais – numa pegada meio Hanna-Barbera.


Fonte: http://colunas.criativa.globo.com

Nenhum comentário: