domingo, 6 de maio de 2012

Uma viagem ao mundo de Zara, parte 1: La Coruña

A modesta loja inaugural da Zara, no térreo de um prédio no centro de La Coruña, entre a Torre de Hércules (à esquerda) e o Obelisco do Milênio

Enquanto começa o Minas Trend Preview em Belo Horizonte, o Chic chegou à Espanha nesta terça (24.04) para uma imersão no mundo da Inditex, grupo espanhol cujo filhote mais conhecido é a Zara. 


Assim como a maioria das marcas internacionais, a Zara - tradicionalmente fechada à nossa mídia de moda - começa a mudar de temperamento em relação ao Brasil. E o convite vem para estreitar os laços entre os dois lados.


As visitas aos grandes escritórios da Inditex só começam na quarta, portanto o primeiro dia foi para nos habituar ao fuso horário e à viagem (quase interrompida pela migração espanhola, em esquema de cerco fechado contra os brasileiros, que quase nos deixou de fora do país), apresentando a cidade e suas tradições. 


La Coruña fica no extremo noroeste da Espanha, encravada no canto medieval do país - pertinho da famosa Santiago de Compostela (alô, Paulo Coelho!). Robusta, é coberta de gaivotas e cercada pelo oceano - com o grande porto de um lado e do outro as praias, que devem ser bem interessantes no verão (e não na primavera que pegamos aqui, com máximas de 12 graus e mar ressaquento). 


Pequena, ganha interesse pelo projeto arquitetônico bem cuidado (com um roteiro de influência modernista), que mescla planejamento contemporâneo às tradições medievais. Uma das principais atrações turísticas é a Torre de Hércules, um farol que ainda é ativo e está por aí pelo menos desde o século 2. Do lado oposto fica o Obelisco do Milênio, esculpido em cristal de rocha e inaugurado em 2001. 


A gastronomia também não é brincadeira. Os galegos daqui levam a sério a tradição das tapas espanholas - e já deu para notar que ser convidado para uma refeição típica é garantia de boa comida, principalmente baseada em frutos do mar (o polvo é uma das principais estrelas), servida com vinhos leves (a produção local é de bebidas não envelhecidas).


Foi desse cenário que saiu a Zara, em 1975. É aqui que fica a primeira loja da rede, ainda ativa, ao lado de outras cinco (!) espalhadas pelos meros 38 km2 da cidade. 


Uma visita a uma delas mostra como é o posicionamento real da marca, que por conta dos nossos impostos foi levantada a "fast-fashion de luxo", com os preços inflacionados. Por aqui as etiquetas são realmente baratas como se espera, com todas as modinhas do momento nas araras a uma velocidade espantosa: meros 45 dias depois da detecção de uma tendência. 


Isso sem falar nas outras nove marcas do grupo, como a teen Stradivarius, a Uterqüe (mais cara, dedicada aos acessórios) e a Zara Home, de acessórios de casa, que se prepara para desembarcar no Brasil. Mas isso é assunto para os próximos dias.


Fonte: chic.ig.com.br

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