sábado, 28 de julho de 2012

Como usar saia longa: confira dicas


Como usar saia longa
Por Ana Carolina, do blog Hoje Vou Assim Off


Alguém duvida que a saia longa não tem data para sair do nosso armário? Absoluta há várias temporadas, mais uma vez ela está super cotada para o verão 2012 e não à toa: ultraversátil, confere elegância instantânea aos looks. Super prática e ao mesmo tempo deixa a gente sempre se sentindo arrumada e feminina! Tem coisa melhor?


Há algum tempo venho exercitando o estilo desse item no meu dia a dia como alternativa à boa e velha calça. No começo não foi fácil, ficou tudo meio desengonçado, mas fui testando sem medo vários looks e, aos poucos, fui aprendendo algumas manhas para torná-la hoje uma das peças mais curingas do meu guarda-roupa.






Veja as dicas na lista abaixo!


Em materiais como jeans, malha, linho, tule, podendo ser plissadas, bordadas ou estampadas, as saias longas pedem alguns truquezinhos para ninguém ficar cismado que está careta ou hippie demais. Atualize o look com jaquetas de couro, coturno, mil colares e pulseiras. A blusa pode ser para fora (com cintinho marcando!) ou para dentro. Tudo fica mais interessante se coordenado com uma terceira peça, que pode ser um blazer, um casaqueto, uma jaqueta ou um cardigan. Para não deixar tudo "coberto" demais, blusinhas com decotes em "V" e nas costas sensualizam na medida. 


Só que aí automaticamente surgem mais dúvidas ao falarmos de comprimentos maiores e como usá-los. E quem é baixinha, como faz? E quem é gordinha? Afinal, podem ou não usar? 


Super acredito que ninguém deva ficar de fora da brincadeira por conta de receios. Quem não quiser se sentir baixinha pode experimentar tons próximos entre saia e blusa para alongar a silhueta. Para dar uma forcinha extra, invista em sandálias pesadas com salto ou anabelas e espadrilles, sendo ideal que a saia cubra os sapatos para justamente garantir o efeito alongador. 


É gostosona e tem volume nos quadris e barriga? O melhor é usar um modelo mais reto ou mais sequinhos na cintura ampliando a partir da altura da coxa, sem pregas e plissados, de cores mais escuras. A blusa pode ser mais soltinha e usada para dentro com um blazer ou jaquetinha aberta para ajudar a verticalizar a silhueta. Reforce a ideia deixando a cintura bem marcada com um cinto!


E já que o post de hoje rende um montão de ideias e dicas, aproveitei para pedir ajuda às amigas blogueiras: Tamy, do Look Melissa; Ester e Taidje, do Glamour de Garagem; e Fernanda, do So Shopaholic! Diferentes mulheres, diferentes estilos e como cada uma encara a tal saia longa nas mais diversas ocasiões.





Cuidado para não exagerar na hora de compor as peças / Divulgação


Como usar saia longa estampada
Podem ser usadas com camisas, blusinhas de cores lisas e até camisas jeans. Os holofotes merecem ser todos para ela! Mas uma dica: estampas muito grandes devem ser evitadas pelas baixinhas e mais cheinhas.


Com sapatos baixos
Como usar saia longa com sapato baixo



Use e abuse das rasteirinhas e sapatilhas / Divulgação


Nem só de saltos vive a saia longa. Sapatilhas, mocassins e rasteirinhas são super bem-vindas e deixam as produções despretensiosas.


Em festas

É uma boa alternativa aos vestidos / Divulgação


O bacana é que as saias longas vieram originalmente das ocasiões mais formais! Nesse caso, opte por tecidos como, por exemplo, seda, tafetá e tule. A peça merece toda a pompa que confere à ocasião e é uma excelente alternativa aos vestidos. Curiosidade: a saia amarela incrível da foto foi garimpada em um brechó por R$ 30.


No frio
Como usar saia longa no frio




Pode ser usada com sapatos pesados e botas / Divulgação


As saias podem ser em tecidos mais pesados e com sobreposições coordenadas. O truque foi dar nós nas pontas do cardigan wrap para que o comprimento não achatasse a silhueta. Para regiões nem tão geladas assim, um casaquinho compõe bem. Nos pés valem oxfords, botas sem salto e de salto médio, coturnos e até tênis de cano alto. 


Alguns truques
Como usar saia longa




Colares, cintos e bolsas completam o look / Divulgação


Alguns truquezinhos ajudam naquela bossinha a mais: nozinhos na camisa, sobreposições, blazer em produções despojadas. Pulseiras e maxicolares funcionam super bem complementando o look.


Fonte: GNT



Nenhum comentário: