segunda-feira, 30 de julho de 2012

Peças básicas que não podem faltar no guarda-roupa


Como montar looks básicos
Peças versáteis, como o blazer,
podem ser
usados no dia a dia e em festas

Por Ana Carolina, do blog "Hoje Vou Assim Off"


Alguém sabe de cor quais são os itens realmente necessários no armário de uma mulher? E o principal: se realmente vale a pena gastar a mais por eles? Essa foi a pergunta da Aline, leitora do meu blog, pedindo que eu escrevesse sobre os básicos necessários no guarda-roupa de alguém que tem pouca grana.


O gozado é que há alguns anos, quando eu lia a tal lista dos itens básicos nos sites de moda, achava tudo muito sem graça, muito caretinha. Não compreendia como eu montaria looks adequados ao meu estilo a partir deles. Será que não ficaria tudo sóbrio demais?


Só que com o passar dos anos, ficamos mais “experientes” e percebemos que o nosso guarda-roupa precisa sim de roupas mais adequadas, que durem um bom tempo, feitas de materiais de qualidade e que permitam infinitas coordenações. Afinal, o custo-benefício está aí para provar que uma peça versátil e de boa qualidade é muuuito melhor que vinte similares e baratinhas. O que acaba saindo até mais caro no final das contas.


Hoje percebo que a alfaiataria neutraliza muito bem um look mais colorido. Ou que uma boa blusa branca é uma curinga infalível para qualquer situação – e se multiplica em várias quando coordenada com um maxicolar ou um lenço. E que até uma básica calça jeans que veste impecavelmente bem no seu corpo pode operar milagres. Por isso, vale guardar uma graninha para investir nessas compras e ter uma base muito boa no armário. Daí vale até coordenar com outras mais em conta, tal como no estilo high-low.


Fiz uma lista de itens que, na minha opinião e prática, valem termos no armário para diversas situações do nosso dia a dia e algumas dicas de como uso cada um deles. Vamos lá!



Camisa branca
Item que nunca sai de moda e praticamente obrigatório no armário de uma mulher. Usada com as mangas dobradas, bem puxadinhas, deixa o look mais casual. Ela pode funcionar também como uma terceira peça da produção, mais abertinha, com um nozinho ou sob o cinto. Use com shorts, calças jeans, calças de tecido, leggings e saias. Invista em acessórios com toques de cor para diferenciar as produções.


Uma boa calça jeans
Dê preferência a uma calça sem muitos detalhes, para justamente não ficar datada. As de corte reto são sempre uma boa pedida e a lavagem do jeans não deve ser muito clara. Vai com praticamente tudo e pode ser usada tanto em produções mais casuais quanto em eventos informais. Experimente com uma camiseta, blazer de alfaiataria e uma clucth: combinação infalível.


Blazer
Peça versátil que transita desde ambientes corporativos a eventos festivos, por isso escolha um de corte mais clássico e feito de tecidos naturais. Dá para usar com saias, shorts, bermudas, calças, macacões e vestidos, deixando tudo mais interessante! O meu blazer é de algodão e foi garimpado em um brechó por apenas 50 reais.


Blazer
Peça versátil que transita desde ambientes corporativos a eventos festivos, por isso escolha um de corte mais clássico e feito de tecidos naturais. Dá para usar com saias, shorts, bermudas, calças, macacões e vestidos, deixando tudo mais interessante! O meu blazer é de algodão e foi garimpado em um brechó por apenas 50 reais.


Saia preta
Item mais que necessário no armário simplesmente por combinar com tudo! As consultoras de moda sempre recomendam a saia-lápis, mas eu só tenho essa godê. Sofisticador instantâneo de looks, ainda mais naqueles dias em que estou com preguiça de pensar muito. Dependendo da ocasião, dá até para arriscar um oxford e modernizar a o visual.


O mais-que-famoso pretinho básico
Aquele que dá para usar de noite, de dia, com salto, com tênis, com casaquinho, com meia-calça, com broche, com mil colares...ufa! É meu item preferido para a hora da dúvida!


Calça de alfaiataria
Justamente por ser uma peça vinda do guarda-roupa masculino e ter vários detalhes para um bom caimento, traz mais formalidade ao visual. Ótima para quem vive em reuniões e em trabalhos que exigem um dress code mais rígido. Mas para quebrar a sobriedade dela, coordeno sempre com camisas estampadas e coloridas ou maxi acessórios. Para o formal, use com um sapato de salto, para descontrair coordene com oxfords e sapatilhas!

Fonte: GNT

Nenhum comentário: