domingo, 16 de dezembro de 2012

As dicas do médico que emagreceu Kate Middleton e Penélope Cruz

O livro “Eu não consigo emagrecer”, de Pierre Dukan, ganha uma nova versão no Brasil

RIO - Quando Kate Middleton surgiu na entrada da Abadia de Westminster para se casar com o príncipe William, muita gente prestou mais atenção em sua forma física (macérrima) do que no vestido Sarah Burton para Alexander McQueen. A dieta seguida pela agora Duquesa de Cambridge — o palácio não revela, mas a imprensa internacional especulou — seria a criada pelo médico francês Pierre Dukan. E não foi só ela. Jennifer Lopez usou o mesmo método para voltar à forma depois de ter gêmeos. Penélope Cruz também. Ah, sim, e os milhões de franceses que continuam comprando o livro do médico, na lista dos mais vendidos há 10 anos.
O livro “Eu não consigo emagrecer” de Dukan já havia sido lançado no Brasil em 2008. Agora chega em nova versão, ampliada pelo autor e acompanhada de receitas. É um alívio saber que, ao contrário do que dizia um outro best-seller, as mulheres francesas também engordam. Felizmente, Dukan, que esteve no Rio para badalar o relançamento, diz ter a solução.
— Em primeiro lugar, meu método é simples. Trata-se de uma dieta natural na qual não se contam calorias, e os alimentos autorizados podem ser consumidos à vontade. Como as quantidades dos alimentos permitidos são livres, é possível seguir a dieta sem passar fome. Por último, dou muita importância à estabilização do peso perdido.
O método Dukan é dividido em quatro fases. Na primeira, que dura entre um e cinco dias, são consumidas apenas proteínas magras. Na segunda, entram os legumes e verduras. Na terceira, passam a ser permitidos também frutas, pães e massas integrais em quantidades controladas. A quarta e última fase é de estabilização do peso, na qual todos os alimentos são permitidos, mas uma vez na semana deve-se voltar ao cardápio da fase um.
— Não engordamos por prazer, mas para aliviar uma insatisfação, e nos habituamos a fazer isso. Quando precisamos emagrecer, é preciso abandonar essa muleta e, mais ainda, é preciso acelerar, ou seja, seguir uma dieta. Mas se emagrecer não é fácil, estabilizar o peso é ainda mais difícil. Esta é a razão pela qual no meu método existem duas fases para emagrecer e duas para não engordar novamente — explica o Dr. Dukan.
O médico de Kate, Jennifer e Penélope recomenda caminhadas diárias (“Para que isso se torne um hábito”), cozinhar (“Criar pratos saborosos incorporando farelo de aveia, legumes com vinagretes com mínimo de azeite”) e fazer ioga, relaxamento ou meditação (“Podem ser úteis às pessoas muito sensíveis”). A lista de dicas inusitadas do médico para acelerar a perda de peso tem mais um item que pode ser facilmente realizado: a frequência do frio. Ele mesmo explica:
— O corpo do ser humano não pode sobreviver a uma temperatura inferior a 35,5°. Quando a temperatura do corpo baixa, o metabolismo deve imperativamente reaquecer o corpo, queimando calorias para assegurar a sobrevivência. Isso é útil para a perda de peso. Por exemplo, quando tomamos água gelada a uma temperatura de 4°C, o corpo precisa fazê-la chegar aos 35°C. Isso gasta 60 calorias. Podemos colocar na rotina pequenos hábitos como uma ducha um pouco fria, um banho de piscina em torno de 22°C, dormir com menos cobertas e até chupar gelo de Coca-Cola Zero.
Será que é esse o segredo de Kate Middleton?


Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/beleza/bem-estar/as-dicas-do-medico-que-emagreceu-kate-middleton-penelope-cruz-6682530#ixzz2CCaxsyv6 
Copyright © 2012 O Globo S.A. 

Nenhum comentário: