quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quer emagrecer? Pratique exercícios com alguém em nível mais avançado

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro

Perder peso pode ser mais fácil quando você treina com pessoas com uma performance melhor do que a sua. Segundo pesquisadores da Kansas State University, quem se exercita na companhia de alguém em nível mais avançado, tende a aumentar o tempo de treino e a intensidade em até 200%.

Estudo simulou companhia para atividade física
No estudo, os cientistas buscaram analisar se o envolvimento em uma atividade física intensa é maior quando estamos sozinhos, acompanhados ou competindo com outra pessoa. A pesquisa foi dividida em diferentes fases, que incluíam sessões solitárias na bicicleta ergométrica ou com um companheiro virtual. Os voluntários tinham a sensação de que a pessoa na tela estava próxima, mas, na realidade, era um vídeo gravado previamente. Os pesquisadores ainda informaram a cada voluntário que seu parceiro de treino havia apresentado resultados 40% superiores a ele, criando a sensação de que se tratava de alguém em nível mais avançado.

Os resultados apontam que a presença de um companheiro de equipe em nível mais avançado pode ser uma motivação verdadeira. Neste caso, a pesquisa mostrou que a intensidade dos exercícios poderia ser 90% superior. Eles também verificaram que o tempo poderia ser 200% maior quando comparado a voluntários que se exercitaram sozinhos.

Competição melhora performance
De acordo com os cientistas, a maioria das pessoas prefere se exercitar na companhia de outras pessoas e transformar o momento em uma atividade social. O esforço para ser melhor do que o parceiro de treino sempre vai ser maior do que a pessoa normalmente faria se estivesse sozinha. 


Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/

Nenhum comentário: