sábado, 2 de fevereiro de 2013

JEANSWEAR: pesquisa revela hábitos de uso e consumo de homens e mulheres em 10 capitais brasileiras


Na feira têxtil Première Brasil, a empresa Invista (que é especializada em fios e fibras) apresentou nesta quarta (23.01) uma pesquisa em torno dos hábitos de consumo de jeanswear em 10 capitais brasileiras, realizada em dezembro de 2012 com o objetivo de "avaliar a dinâmica deste segmento, seu uso e compra por consumidores masculino e feminino entre 18 e 50 anos". Os dados do Ibope Inteligência mostraram especificidades por região, como as marcas e quantas peças têm cada entrevistado em SP, Rio, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Goiania, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

Para a maioria das pessoas abordadas, a palavra jeans remete à: calça, bem estar, facilidade. Cerca de 46% do total usam todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana uma peça em jeans. O uso mais frequente é para o trabalho, mas seguido muito próximo por lazer. Seu principal atributo é o conforto, mas também buscam praticidade (em situações de trabalho) e beleza (em situações de lazer).

A maioria das mulheres (60%) usam o jeans para valorizar o bumbum. Em menor porcentagem, elas querem valorizar também o quadril e as pernas. Os modelos preferidos são, nesta ordem: tradicional, skinny, cigarrette, capri, sarouel, baggy. Mas não apenas calças compõem o guarda-roupa jeans delas, tem também bermudas, shorts (em maior proporção), jaquetas e saia (em menor proporção). Já os modelos para homens são apenas três: tradicional, justo ou largo. O primeiro tem 53% da preferência entre eles.

A média nacional de calças por pessoa é alta, 9 itens no armário, sendo 7 delas repostas anualmente. O gasto médio no Brasil todo é de R$ 95 por calça, normalmente compradas em magazines ou multimarcas. Em ordem de preferência, os atributos que mais influenciam a decisão de compra são modelo e preço (ambos disputando acirradamente o primeiro lugar), em seguida marca, lavagem, desgastes e apliques.

INFORMAÇÕES REGIONAIS
São Paulo - a calça jeans é usada mais para o lazer. O foco é a valorização das pernas e por isso mostra alto índice de shorts e bermudas. Preço e modelo influenciam na compra, mas tem média baixa no que diz respeito ao valor unitário das peças, R$ 85.

Belo Horizonte - compram apenas quatro peças ao ano (a média nacional é sete) e preferem fazê-lo em multimarcas. A calça é mais usada para trabalho e o modelo mais usado é o skinny. O preço tem grande importância na escolha.

Rio de Janeiro
Maior concentração de calças largas para homens. Já as mulheres usam jeans para valorizar as pernas. Há uma grande concentração de bermudas e as compras são feitas na maioria em marcas próprias. A média de novas peças é nove ao ano.

Brasília - tem comportamento bem diferenciado. É o maior índice de uso de jeans no trabalho no Brasil. As mulheres preferem os modelos tradicional e skinny e querem valorizar bumbum e pernas. É a capital onde os homens mais usam calça justa. É a cidade com maior compra de peças por ano (oito), com maior valor médio por peça  e onde mais se informam sobre moda e tendências do segmento.

Goiânia - a preferência aqui é por calça tipo baggy. É a cidade onde mais se compra em loja própria, porém é onde mais se preocupam com o preço, apesar de ter uma média alta de nove novas peças por ano.

Curitiba - O maior uso de calças jeans para lazer o Brasil. Os entrevistados desta cidade são os que mais valorizam conforto. A preferência feminina é por skinny e cigarrette, mas é onde também mais compram jaquetas (o local preferido é a loja multimarcas). Tem a menor média de peças por pessoas.

Florianópolis - Conforto é o principal motivo de compra nesta cidade, sendo os modelos bootcut e boyfriend os mais procurados. Destacam-se ainda camisas, bermudas e jaquetas. O gasto unitário é maior que a média das cidades, normalmente dirigido a multimarcas.

Porto Alegre - Aqui procura-se conforto para trabalhar e modelagem para lazer. É onde menos se preocupam com preço e as peças preferidas são jaquetas e cigarette, compradas em magazines. Usam bastante calça com elastano, procuram informação de moda para escolher as peças.

Recife - Cigarrette para mulheres e calça larga para homens. O foco é o bumbum e outras peças o tecido como shorts e bermudas aparecem bastante. O gasto unitário é maior que a média e a média de novas peças por ano são oito por pessoa. As compras são feitas em magazines e multimarcas, sendo o modelo o fator mais importante. Baixo uso do elastano.

Salvador
Conforto e lazer são palavras de ordem. Cigarretes, bermudas, shorts, jaquetas e saias compõem o mix de produtos mais usados, todos com valor unitarios abaixo da média. As compras são feitas na maioria em hipermercados e magazines.


Fonte: http://chic.ig.com.br/moda/noticia

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